A rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns de cirurgia plástica e estética realizados atualmente.

Muitas vezes, a estrutura ou o tamanho do nariz não é proporcional aos restantes traços do rosto.

Os vários procedimentos efetuados na rinoplastia podem auxiliar a corrigir a aparência desproporcionada do nariz, alterar o tamanho ou a forma do nariz, a largura das narinas, ou o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

Além disso, os procedimentos de rinoplastia podem ser realizados para corrigir um defeito de nascença ou devido a um traumatismo nasal, assim como problemas respiratórios crónicos.

É importante entender que para se submeter a uma rinoplastia é necessário ter pelo menos 15 anos, pois este procedimento só deve ser realizado após o nariz se desenvolver completamente.

Antes de ficar com uma noção como é realizada uma rinoplastia é importante conhecer a anatomia do nariz.Rinoplastia Mulher

A estrutura do nariz é composta principalmente por osso e cartilagem. A porção superior do nariz é constituída sobretudo por osso e a porção inferior por cartilagem.

Se a rinoplastia for “fechada” são feitas pequenas incisões no interior das narinas para se ter acesso ao osso e à cartilagem.

Na rinoplastia “aberta” a pele é separada da estrutura do nariz. Para remodelar o nariz, removendo ou acrescentando osso, cartilagem e tecido para obter a aparência desejada recorre-se a instrumentos muito pequenos.

Embora alguns médicos prefiram a técnica fechada, devido à rapidez do procedimento e do tempo de recuperação, ambos os procedimentos podem produzir resultados excelentes.

O procedimento de rinoplastia fechada pode demorar cerca de 1 a 2 horas.

Antes do início do procedimento, a área a ser operada é limpa e desinfetada. A rinoplastia pode ser feita com anestesia local e sedação, no qual o nariz e as áreas próximas ficam dormentes. Também pode ser realizado com anestesia geral.

Para iniciar o procedimento, geralmente, efetua-se duas pequenas incisões no interior de cada narina, a fim de alcançar a cartilagem e o osso. Em pacientes cuja ponta do nariz é larga pode optar-se por remover uma porção da cartilagem da ponta do nariz.

Dependendo da sua anatomia, e da extensão da intervenção necessária, o médico pode optar por utilizar suturas para curvar ou retrair as cartilagens alares, para criar uma ponta mais estreita, ou ajustar a sua posição.

Rinoplastia Homem

Muitas vezes, um dos objetivos principais da rinoplastia é reduzir a aparência da bossa dorsal.

Normalmente a bossa dorsal é constituída sobretudo por cartilagem e algum osso. Para se remover a bossa dorsal, podemos utilizar um osteótomo, que é um instrumento semelhante a um cinzel, para cortar o osso.

Com o osteótomo, consegue-se esculpir a cartilagem e o osso.

Após a remoção da bossa dorsal, o nariz pode ter o que se chama “telhado aberto”, que é um espaço aberto entre os dois ossos nasais. Como tal é necessário efetuar-se osteotomias (=cortes no osso) para reposicionar os ossos nasais e fechar o telhado aberto. A osteotomia implica partir os ossos nasais para os reposicionar.

Embora não sejam sempre necessárias, as osteotomias podem ser realizadas para corrigir um dorso nasal alto, como uma bossa dorsal, encerrar o “telhado aberto” após a remoção de uma bossa dorsal, ou criar uma base mais estreita do nariz.

Uma vez terminada a rinoplastia, as incisões na parte interna do nariz são, em geral, fechadas com fios absorvíveis e são colocadas uns tamponamentos nasais, dentro das narinas, para proporcionar sustentação e estabilizar ao nariz durante a cicatrização.

Se os ossos nasais foram partidos durante o procedimento, também é colocada uma tala nasal externa.

Como todos os procedimentos cirúrgicos, o resultado final na rinoplastia pode demorar um ano a ser atingido.

Embora a rinoplastia não pretenda alcançar a perfeição, ao ajustar a proporção e o perfil do nariz, pode ajudar a melhorar de maneira significativa a sua autoestima e aparência.